
Quatro homens, com idades entre 18 e 34 anos, foram presos em flagrante na quinta-feira (16/10) no município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar. Além das prisões, foram apreendidos armas de fogo, entorpecentes e R$ 1.302 em espécie. Os crimes incluem tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.
A ação foi deflagrada pela 48ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maués e tinha como objetivo inicial cumprir o mandado de prisão de um homem de 24 anos, investigado por um homicídio ocorrido em 2024 no bairro São Domingo.

De acordo com o delegado Roab Rocha, a investigação levou os policiais à residência do homem de 32 anos, na rua Raimundo Manoel Garcia, bairro Santa Luzia, onde o alvo do mandado estaria escondido.
“Iniciamos uma vigilância discreta, momento em que visualizamos, através das brechas do portão da residência, o alvo no interior do imóvel, na companhia do trio, manuseando substâncias entorpecentes, supostamente destinadas à comercialização”, detalhou o delegado.
Ao se aproximarem da residência para a abordagem, o alvo do mandado de prisão teria efetuado disparos de arma de fogo contra os policiais. Ele foi alvejado e encaminhado a uma unidade hospitalar. O homem de 32 anos, proprietário da casa, também foi atingido, mas liberado após atendimento médico.
“A troca de tiros foi uma resposta imediata e proporcional à injusta agressão”, afirmou o delegado Rocha. No local, foram apreendidos dois revólveres (calibres 38 e 32), entorpecentes e R$ 1.302.
Investigações anteriores
Segundo a Polícia Civil, o homem alvo da ação é investigado por envolvimento no homicídio de 2024 e em outros dois assassinatos ocorridos em julho deste ano, sendo apontado como executor de mortes ordenadas por uma organização criminosa local.

O jovem de 18 anos preso na ação também teria participação comprovada em um roubo a um supermercado em 3 de outubro deste ano e é apontado como autor de uma tentativa de homicídio em setembro deste ano.
Os quatro homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os indivíduos de 18 e 24 anos responderão, ainda, por porte ilegal de arma de fogo. O homem de 32 anos foi autuado por posse ilegal de munição. Todos permanecem à disposição da Justiça.
Foto: Divulgação
