Apagão atinge Manaus e diversos estados após incêndio em subestação no Paraná

Manaus/AM – Um apagão atingiu Manaus e várias regiões do país na noite desta segunda-feira (13), provocando a interrupção no fornecimento de energia elétrica em diferentes estados. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o incidente ocorreu às 0h32 desta terça-feira (14) e provocou a perda de aproximadamente 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN): Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste e Sul.

Segundo o ONS, o problema teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, localizada no estado do Paraná. O fogo causou o desligamento completo da estrutura de 500 kilovolts (kV) e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento do incidente, o Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste.

A interrupção de energia afetou cerca de 1,6 mil MW de carga na Região Sul, 1,9 mil MW no Nordeste, 1,6 mil MW no Norte e 4,8 mil MW no Sudeste. Em Manaus, bairros como Cidade Nova, Nova Cidade, Novo Aleixo, Petrópolis, Japiim, Raiz, Distrito Industrial, Tancredo Neves, Armando Mendes, Santo Antônio, Novo Reino, Flores e São José ficaram sem energia por mais de uma hora.

O ONS informou que, logo após o início da ocorrência, foi iniciada uma ação conjunta com agentes do setor elétrico para restabelecer o fornecimento de energia. A recomposição das cargas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foi concluída em até uma hora e meia, enquanto a Região Sul teve o abastecimento restabelecido por completo em cerca de duas horas e meia.

Equipes da Amazonas Energia atuaram durante a madrugada para normalizar o serviço na capital amazonense e municípios do interior, como Parintins e Itacoatiara, que também foram afetados.

O ONS convocou uma reunião com os principais agentes do setor elétrico para discutir as causas do apagão e as medidas preventivas a serem adotadas. Uma análise detalhada da perturbação no sistema deve ser realizada até sexta-feira (17).

Nota:

Foto: Divulgação