
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) enfatizou a importância da qualidade na execução e na recomposição das vias públicas como pré-requisito para a expansão das obras de esgotamento sanitário na capital. A determinação ocorreu durante uma reunião com a concessionária Águas de Manaus, na qual a Agência exigiu a correção imediata de não conformidades já identificadas, visando mitigar os transtornos à população, agravados pela intensificação do período chuvoso.
Prioridade na qualidade e correção de falhas
Durante o encontro, o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, destacou que a concessionária deve priorizar a qualidade dos serviços, especialmente na recomposição asfáltica após a implantação das redes de esgoto. Andrade também solicitou atenção à correção de vazamentos na rede de abastecimento de água em vias já recapeadas pela Prefeitura de Manaus.
“Não há como a empresa querer avançar para outras áreas da cidade se ainda existe um passivo a ser sanado. Com o aumento do volume de chuvas, a situação tende a se agravar”, alertou Andrade, citando os bairros Lírio do Vale e Nossa Senhora das Graças como exemplos de locais que já foram notificados e multados pela agência reguladora.
Compromisso da concessionária e novas metodologias
Em resposta, o coordenador de Relações Institucionais da Águas de Manaus, Leonardo Ferreira, reafirmou o compromisso da empresa em sanar as pendências e anunciou a ampliação do número de equipes de obra para agilizar as correções.
A concessionária informou que a mudança na metodologia de aplicação do asfalto, conhecida como Faixa F, que envolve a aplicação em duas fases e exige maior qualidade no trabalho de varrição, compactação e acabamento, já apresenta resultados positivos no Lírio do Vale. Essa nova metodologia também está sendo adotada no bairro Nossa Senhora das Graças e receberá reforço na área do Vieiralves nos próximos dias.
Outros bairros, como Nova Cidade, Novo Aleixo e o conjunto Augusto Montenegro, também estão recebendo serviços de requalificação viária após a implantação das novas redes de esgotamento sanitário.
Com informações da Prefeitura de Manaus







