
Um homem, ainda não identificado, foi detido na manhã desta quarta-feira (11) após ser flagrado com uma faca e um suposto artefato explosivo dentro de um ônibus do transporte público na Avenida Epaminondas, no Centro de Manaus. O suspeito é morador em situação de rua.
De acordo com o major Vítor Moraes, comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), a equipe realizava patrulhamento de rotina quando recebeu a denúncia de que um passageiro estaria armado dentro de um coletivo que havia saído do Terminal 1.
“Por volta das 9h, recebemos a denúncia de que, em um ônibus saindo do Terminal 1, havia um elemento portando uma faca. Foi feita a abordagem ao ônibus, o homem foi retirado e realizada a revista pessoal. Durante a revista, foi identificado um suposto artefato explosivo. Fizemos o isolamento da via, e a equipe especializada do Grupo MARTE irá verificar a veracidade do artefato e fará a condução do homem ao 1º DIP”, informou o major.
Segundo o comandante, o suspeito relatou aos policiais que teria sido esfaqueado na noite anterior e que, ao chegar ao Terminal 2 nesta manhã, um homem desconhecido teria entregue o artefato a ele. Ainda conforme o relato, o objeto teria sido guardado na mochila com a intenção de se defender de possíveis novas agressões.
Após a abordagem, o objeto foi deixado no chão para os procedimentos de segurança, e o homem foi algemado e colocado na viatura. A área foi isolada para evitar riscos à população.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), por meio do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (MARTE), foi acionado para analisar o material e confirmar se se trata, de fato, de um explosivo.
A versão apresentada pelo suspeito, de que o artefato teria sido entregue por um desconhecido no Terminal 2, será apurada pela Polícia Civil. O caso será investigado no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).







