Inmet emite alerta de chuvas intensas neste fim de semana para o Amazonas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (7/2), dois avisos de chuvas intensas para todo o estado do Amazonas. Os alertas são válidos até a noite de domingo (8/2) e indicam a possibilidade de ventos fortes, descargas elétricas e alagamentos em diversas regiões.

Aviso de perigo potencial

De acordo com o primeiro aviso, classificado como perigo potencial, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia. Os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h.

Nesse cenário, o risco de queda de energia, quebra de galhos de árvores e alagamentos é considerado baixo, mas ainda assim exige atenção da população. O alerta abrange municípios de todas as calhas do estado.

Aviso de perigo

O segundo aviso, com grau de severidade perigo, indica condições mais intensas para algumas regiões. A previsão aponta chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h.

Nessas áreas, há maior risco de corte no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta mais severo atinge municípios das calhas do Baixo Rio Negro, Baixo Solimões, Médio e Baixo Madeira, Médio e Baixo Purus e Médio e Baixo Amazonas.

Monitoramento meteorológico

Imagens do satélite GOES, analisadas pelo Inmet, indicam a presença de sistemas convectivos associados a pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com possibilidade de raios e rajadas de vento, especialmente na região do Baixo Amazonas. O fenômeno pode avançar para as calhas do Médio Solimões, Rio Negro e Médio Amazonas.

Orientações à população

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em situações de risco, desligar o quadro geral de energia.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.