
Teve início nesta quinta-feira (1º) o período de alistamento militar para o ano de 2026 em todo o Brasil. A inscrição é obrigatória para os homens que completam 18 anos ao longo de 2026 e, pelo segundo ano consecutivo, mulheres também podem participar de forma voluntária.
O alistamento pode ser feito pela internet, no site oficial do Exército Brasileiro. Quem optar pelo atendimento presencial poderá procurar as juntas de serviço militar a partir desta sexta-feira (2). O prazo para se inscrever termina em 30 de junho.
Após o fim do período de inscrições, as Forças Armadas darão início, no segundo semestre, às etapas de seleção e definição dos convocados. Os jovens incorporados devem iniciar o serviço militar em 2027. O tempo inicial de serviço é de 12 meses, podendo ser prorrogado anualmente por até oito anos, conforme avaliação das corporações.
Para as mulheres, a participação segue sendo opcional. Em 2026, estão disponíveis mais de 1,4 mil vagas distribuídas entre o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, abrangendo 145 municípios em 21 estados e no Distrito Federal. No ano anterior, a procura superou o número de vagas, com milhares de candidatas interessadas, o que demonstra o crescimento do interesse feminino na carreira militar.
Além de permitir o ingresso nas Forças Armadas, o alistamento militar é fundamental para a regularização de documentos. O comprovante de quitação é exigido, por exemplo, para a emissão de passaporte, matrícula em instituições públicas e posse em cargos públicos.







