
Mais de 1,1 tonelada de entorpecentes foi apreendida pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) durante uma ação realizada na madrugada do último sábado (20), na rodovia AM-010, nas proximidades do município de Rio Preto da Eva, a cerca de 57 quilômetros de Manaus.
De acordo com a PM, a ocorrência teve início quando uma equipe da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizava patrulhamento de rotina e percebeu um micro-ônibus trafegando em velocidade abaixo do normal. Diante da atitude suspeita, os policiais deram ordem de parada com sinais sonoros, que não foi obedecida pelo condutor.
Durante a tentativa de fuga, o veículo entrou em um ramal às margens da rodovia. Poucos metros depois, os ocupantes abandonaram o micro-ônibus e fugiram em direção a uma área de mata fechada. Os suspeitos não foram localizados, apesar das buscas realizadas na região.
No interior do veículo, os policiais encontraram 46 sacos de fibra contendo diversos tabletes de entorpecentes. Após a contagem e pesagem, foi confirmado o total de 1,164 tonelada de drogas, sendo 312 quilos de cocaína e 852 quilos de maconha do tipo skunk.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ressaltou que a apreensão foi resultado de uma abordagem de rotina e destacou o impacto da ação no combate ao tráfico de drogas. Segundo ele, o prejuízo causado às organizações criminosas ultrapassa R$ 40 milhões.
Já o comandante da 3ª CIPM de Rio Preto da Eva, capitão Gelberth Mateus, explicou que as equipes estavam em operação em diferentes pontos do município quando identificaram o veículo suspeito por volta das 4h da manhã. “Ao perceber a tentativa de abordagem, o motorista entrou em um ramal e, em seguida, três indivíduos abandonaram o veículo e fugiram”, relatou.
Todo o material apreendido foi apresentado na 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Rio Preto da Eva e, posteriormente, encaminhado para Manaus, com apoio logístico do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O caso segue sob investigação para identificação dos envolvidos.
Foto: Israel Amorim e Vicente Silva / PMAM







