
A zona rural de Manaus passa por novas intervenções de infraestrutura com recursos articulados pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). Os trabalhos no Ramal do Cueiras, que possui 3,2 quilômetros de extensão, já estão em andamento com serviços de asfaltamento para melhorar o acesso de moradores e produtores rurais.
Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Manaus assinou a Ordem de Serviço para a recuperação do Ramal Cláudio Mesquita, conhecido como Ramal do 15, com 8,3 quilômetros, principal via de acesso à Fazenda da Esperança, instituição reconhecida pelo atendimento e reinserção de pessoas em tratamento contra dependência química. Segundo Braga, cerca de R$ 32 milhões estão sendo destinados à recuperação de estradas vicinais na região.
Moradores afirmam que o asfaltamento no Ramal do Cueiras facilita o transporte de produtos agrícolas e o deslocamento diário. O produtor de ovos Roberto Brígido relatou que, antes das obras, enfrentava prejuízos por conta das condições do solo. A produtora de pitaya Emilia Batista também declarou que o acesso pavimentado deve ampliar as possibilidades de comercialização.
Durante agenda no local, o prefeito David Almeida destacou que a intervenção deve gerar melhorias diretas para famílias que vivem na zona rural de Manaus.
No Ramal do 15, a recuperação será feita com serviços de base e sub-base e reforço do solo, incluindo intervenções no trecho de entrada pela BR-174, de acordo com o senador.
Além das obras, Braga informou que ex-internos da Fazenda da Esperança poderão ser incluídos como público prioritário no programa Minha Casa, Minha Vida, dentro das regras destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou reinserção. O senador afirmou que a medida foi discutida com a Prefeitura de Manaus.
Também está prevista a implantação de um sistema de energia solar com armazenamento para a instituição, com o objetivo de reduzir despesas operacionais relacionadas ao consumo de energia elétrica.
Foto: Divulgação







