PMAM inicia entrega de documentos de novos convocados e prepara mais 600 candidatos para cursos de formação

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciou, na quinta-feira (19), a fase de entrega de documentos dos candidatos aprovados no concurso público da corporação. A etapa faz parte do processo de convocação anunciado no dia 30 de dezembro de 2025, quando mais de 800 aprovados das Forças de Segurança, referentes ao certame de 2022, foram chamados.

Do total anunciado, 600 convocados para a PMAM devem se apresentar até o dia 25 de fevereiro na sede do Comando-Geral da instituição, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Após a conferência e validação da documentação, 500 candidatos ao cargo de soldado e 100 ao posto de oficial combatente estarão aptos a iniciar os cursos de formação no mês de março.

De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Klinger Paiva, com essa nova apresentação a PMAM ultrapassa a marca de 2,3 mil convocados para reforçar o policiamento no estado.

“Temos turmas que já concluíram a formação e outras que estão finalizando as instruções e vão compor a nossa tropa, garantindo mais efetividade nas ações. Agora recebemos novos convocados, que iniciarão a jornada de capacitação para servir à sociedade amazonense”, destacou o comandante.

O governador Wilson Lima já havia confirmado que as aulas começam em março. Os cursos são coordenados pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT).

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) será realizado na Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar, com duração de três anos. Já o Curso de Formação de Soldados (CFSD) será conduzido pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com duração de um ano.

Entre as disciplinas iniciais previstas estão instruções sobre Regimento Interno, Manual do Aluno, Normas Gerais de Ação, Regulamento Interno de Serviços Gerais, Treinamento Físico Militar, Ordem Unida, Regulamento de Continências, Regulamento Disciplinar, além de conteúdos voltados à administração da corporação e atividades operacionais.

O reforço no efetivo integra as ações do Governo do Estado para ampliar a presença policial e fortalecer a segurança pública em todo o Amazonas.

Foto: Fernando Gama/PMAM