
A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), em uma operação conjunta com a Polícia Civil, apreendeu cerca de 15 quilos de medicamentos em situação irregular em três tabacarias da capital. A ação, realizada nesta quinta-feira (12/02), também constatou a ausência de documentação para o funcionamento de um dos estabelecimentos, que foi interditado.
A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, explicou que a Vigilância foi acionada pela Polícia Civil para apoiar uma investigação sobre venda de drogas e armas ilegais. Durante a operação, órgãos de fiscalização econômica e de saúde foram convocados para verificar a conformidade dos estabelecimentos.
A equipe da Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed) inspecionou tabacarias nas zonas Leste, Centro-Oeste e Centro-Sul. Em duas delas, foram encontradas irregularidades.
Na zona Leste, uma tabacaria comercializava medicamentos antiácidos, proibidos para venda em locais que não sejam farmácias. Além disso, o estabelecimento vendia compostos feitos com ervas que não poderiam ter indicação terapêutica, sendo comercializados ilegalmente como medicamento. Os 15 kg de produtos foram apreendidos para descarte adequado.
Já na zona Centro-Sul, uma tabacaria foi interditada por operar de forma clandestina, sem apresentar qualquer documentação exigida para seu funcionamento regular. Os proprietários foram notificados a buscar a regularização.
Os estabelecimentos autuados responderão a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multas que variam de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), além de outras penalidades. O gerente da Gevmed, João Kinsey, destacou a importância da ação para prevenir riscos sanitários à população.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias através da Ouvidoria da Visa Manaus pelo telefone (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h) ou pelo e-mail [email protected].
Com informações da assessoria







