Parque Encontro das Águas Rosa Almeida avança com estabilização de talude e concretagem da oca

A Prefeitura de Manaus intensifica as obras no Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado no Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. O empreendimento, que abriga a primeira obra arquitetônica com assinatura de Oscar Niemeyer no Estado, avança em diversas frentes, incluindo a estabilização do talude e a concretagem da oca, espaço multiuso do parque.

No restaurante, os pilares já estão 100% prontos, aguardando a próxima fase de formas, armadura de vigas e laje de cobertura. Na oca, a forma e o escoramento de vigas e laje do térreo foram concluídos. O local está recebendo as armaduras e ferragens para concretagem, com o auxílio de cabos de protensão. A expectativa é iniciar a moldagem da cúpula até o final de fevereiro ou início de março.

Os trabalhos no talude concentram-se na execução das estacas de jet grouting, essencial para a estabilização do solo. Restam menos de 30 estacas inclinadas de 44 metros. As canaletas de concreto na borda do talude, que se interligam à escada hidráulica, estão finalizadas, auxiliando na captação de águas pluviais e prevenindo erosões.

A infraestrutura de esgotamento sanitário na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a parte elétrica dos postes de iluminação também estão em progresso. Em outras áreas do parque, operários e engenheiros trabalham na pavimentação de calçadas, fabricação de postes metálicos, instalação de gradis e sistemas de combate a incêndio enterrados.

O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou a complexidade e grandiosidade da obra. “Trata-se de uma obra grandiosa, impactante e complexa, onde se trabalha em tempo integral para poder acelerar sua conclusão, com o canteiro funcionando de domingo a domingo. O espaço gourmet com os quiosques está praticamente concluído e vai permitir que a população possa tomar um tacacá, comer um x-caboquinho, apreciando esta vista incrível”, afirmou.

Com mais de 120 mil metros quadrados e um mirante privilegiado para o encontro dos rios Negro e Solimões, o parque visa integrar turismo, meio ambiente, lazer e arquitetura monumental. A estrutura contará com espaço multiuso, restaurante, quiosques, áreas verdes, espaços de contemplação, trilhas, acessibilidade plena e áreas de convivência.

Com informações da assessoria