
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está promovendo uma capacitação para médicos da rede básica com o objetivo de implementar as Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs). A iniciativa busca qualificar o acesso dos usuários à atenção especializada, integrando consultas, exames e procedimentos para agilizar diagnósticos e tratamentos.
A formação abrange oito OCIs pactuadas pela Semsa, com foco em cardiologia, oftalmologia, ortopedia e oncologia. O curso detalha os critérios clínicos e administrativos para encaminhamento à atenção especializada e o registro correto das solicitações no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), essencial para o processo regulatório.
Atenção à saúde da mulher e doenças circulatórias priorizadas
Na área oncológica, as OCIs incluem as etapas de investigação diagnóstica para câncer de colo de útero e mama. A estratégia prevê a conclusão dos cuidados em até 30 dias para essas especialidades e até 60 dias para outras, como destacado por Lúcia Freitas, chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa. “Isso vai favorecer a detecção e o diagnóstico precoce dos agravos”, afirmou.
A capacitação também aborda três OCIs cardiológicas, focando em avaliações iniciais, de risco cirúrgico e de síndrome coronariana crônica. Uma OCI oftalmológica, voltada para a retinopatia diabética, também faz parte do programa. Phamela Costa, chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, ressaltou que as ofertas visam “a identificação e diagnóstico precoce dessas condições, bem como para otimizar o tratamento, sempre com ênfase na prevenção de complicações”.
Formação atinge centenas de profissionais
O cronograma de formação teve início em 23 de janeiro, com a participação de 64 profissionais. A nova etapa do curso conta com quatro turmas, com previsão de alcançar até 240 médicos dos cinco distritos de saúde de Manaus. As atividades são realizadas na faculdade Martha Falcão Wyden, no turno vespertino, com novas turmas previstas para esta sexta-feira (13/2) e nos dias 19 e 23 deste mês.
Com informações da assessoria







