
AMAZONAS | O governador Wilson Lima inaugurou, neste sábado (07), a obra de recuperação da pista de pouso e decolagem de Pauini (a 923 quilômetros de Manaus), melhorando as condições para operações aéreas no município, especialmente em situações de emergência e no transporte de passageiros, mercadorias e medicamentos.
“O município enfrentava uma dificuldade muito grande no período da seca, porque havia uma limitação para chegar pelo rio. Por isso estamos entregando esse espaço que conecta Pauini ao restante do estado. Isso é fundamental em casos de emergência, e agora as aeronaves conseguem pousar aqui com segurança”, afirmou Wilson Lima.
Executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), em convênio com a prefeitura, a obra da pista contemplou 1,2 quilômetro de extensão, com serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e instalação de cerca operacional. A estrutura passou a contar com pavimentação completa, mureta, portão de ferro e alambrado, oferecendo mais segurança para pousos e decolagens. O governador destacou o impacto direto da obra para o município.
A agenda na Calha do Purus também incluiu novos investimentos em infraestrutura urbana, com a modernização da iluminação pública em Pauini e obras de asfaltamento em Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus), ampliando a mobilidade e a qualidade de vida da população do interior.
Desde 2019, o Governo do Amazonas vem promovendo melhorias em 11 aeródromos municipais: Barcelos, Carauari, Eirunepé, Lábrea, Maués, Fonte Boa, Itacoatiara, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini e Carauari. Os serviços incluem recuperação de pistas, cercas operacionais, nova sinalização, revitalização de pátios e reformas de terminais, ampliando a integração das cidades mais distantes.







