Roberto Cidade faz balanço da gestão na Aleam e traça metas para ano legislativo

A divulgação da lista definitiva dos aprovados no concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o impacto social do Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, a atuação do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) e o fortalecimento do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) foram alguns dos temas abordados pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), durante a primeira sessão plenária ordinária do ano, realizada nesta quarta-feira (4).

“Neste início do ano legislativo, reafirmo meu compromisso com o Amazonas e com o povo que me deu a honra de ser deputado estadual. Após 14 anos, cumprimos todas as etapas do concurso e amanhã, dia 5, será divulgada a lista definitiva dos aprovados. São servidores que começaremos a convocar e que, tenho certeza, estarão preparados para servir à Casa do povo amazonense”, declarou Cidade.

Centro de Inclusão Sensorial

O deputado destacou ainda o Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, inaugurado em dezembro de 2025, que se tornou um dos maiores legados da Aleam no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento. A Aleam se tornou a segunda Casa Legislativa do Brasil a oferecer atendimento especializado a esse público.

“Outra promessa cumprida e que nos enche de orgulho é o Centro de Inclusão Sensorial. Desde a inauguração até janeiro deste ano, o Centro já realizou 1.625 atendimentos a crianças de até 14 anos com TEA, Síndrome de Down e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Este é um marco desta Legislatura e reforça nosso compromisso de fazer da Assembleia do Amazonas a mais inclusiva do Brasil. Além do suporte aos servidores, abriremos vagas remanescentes para pessoas externas à Aleam”, afirmou.

Fortalecimento do Legislativo no interior

Para 2026, Cidade anunciou também o fortalecimento das atividades do Feclam, que deve bater recorde de participação de parlamentares do interior na edição deste ano.

“Vamos trabalhar ainda mais para aprimorar o Feclam, confirmado para abril. Temos melhorado e criado oportunidades para legisladores de todo o Amazonas, fortalecendo o Legislativo nos 61 municípios, e estamos confiantes de que alcançaremos mais uma missão com êxito neste ano”, disse.

O presidente falou ainda sobre o trabalho do CCOTI, responsável pela revisão de 25 leis orgânicas e 18 regimentos municipais desde que Cidade assumiu a presidência da Casa. Essa atualização permite modernizar políticas públicas e fortalecer o trabalho legislativo.

“Estamos realizando um esforço conjunto para atualizar legislações municipais que, em muitos casos, não passavam por revisão há mais de 30 anos. Com 18 leis orgânicas e 16 regimentos em andamento, garantimos suporte técnico para que os vereadores trabalhem com normas atualizadas, claras e alinhadas às exigências legais. Nosso compromisso é atingir o maior número possível dos 61 municípios do interior, fortalecendo o Legislativo em todo o Amazonas”, destacou.

Outros temas

Cidade também reforçou a importância da BR-319, da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da cidade de Manaus.

“Seguiremos firmes em defesa da BR-319, para que o Estado saia do isolamento; na manutenção dos incentivos da ZFM; e continuaremos com atenção especial à cidade de Manaus, que é complexa e merece apoio constante dos deputados estaduais. Nosso objetivo neste novo ano é fortalecer o Estado e oferecer melhor assistência à população”, finalizou.