Presidente Lula deixa hospital após passar por cirurgia de catarata nesta sexta-feira 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou, nesta sexta-feira (30), por uma cirurgia para tratamento de catarata no olho esquerdo. Ele já deixou o hospital particular em Brasília, onde chegou por volta das 7h20 para iniciar os preparativos do procedimento.

Lula já havia realizado a mesma cirurgia em 2020, quando operou o olho direito. Na quinta-feira (29), o presidente esteve no hospital para a realização de exames pré-operatórios e, em seguida, seguiu para compromissos na Residência Oficial da Granja do Torto.

O que é catarata?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata ocorre quando o cristalino do olho se torna opaco, prejudicando a visão. A doença é a causa mais comum de cegueira e deficiência visual e está frequentemente associada ao envelhecimento.

Além da idade, outros fatores podem levar ao desenvolvimento da catarata, como lesões oculares, inflamações ou doenças como glaucoma e diabetes. O problema também pode estar relacionado ao uso de esteroides, à exposição à radiação e ao tabagismo.