Lula é desaprovado por 50%, mas lidera todos os cenários eleitorais para 2026

Uma pesquisa do instituto Meio/Ideia, divulgada nesta terça-feira (13), aponta que 50% dos entrevistados desaprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 47% aprovam a gestão. Outros 3% não souberam ou preferiram não opinar.

Quando questionados sobre uma eventual reeleição, 50% afirmam que Lula não merece continuar no cargo, ao passo que 46,9% defendem sua permanência. O índice de indecisos neste cenário é de 3,1%.

Em um cenário estimulado de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro (PL), o atual presidente aparece na liderança com 46,2% das intenções de voto, contra 36% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Votos brancos e nulos somam 9,8%, enquanto 8% dos entrevistados se dizem indecisos.

De acordo com o levantamento, Lula venceria todos os cenários eleitorais testados, tanto em primeiro quanto em segundo turno, contra diversos possíveis adversários, entre eles:

Jair Bolsonaro

Tarcísio de Freitas

Michelle Bolsonaro

Ratinho Júnior

Ronaldo Caiado

Romeu Zema

Renan Santos

Eduardo Leite

Aldo Rebelo

Metodologia

Registrada sob o protocolo BR-06731/2026, a pesquisa ouviu 2.000 pessoas, por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 8 e 12 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.