
O corpo de Isaquison Pinto do Carmo, de 33 anos, indígena da etnia Tikuna, foi encontrado na tarde desta terça-feira (23) em um igarapé localizado na região da Comunidade Indígena de Belém do Solimões, no município de Tabatinga, distante cerca de 1.108 quilômetros de Manaus. Ele estava desaparecido desde o último domingo, quando saiu para pescar e não retornou.
De acordo com informações repassadas às autoridades, familiares localizaram o corpo na Comunidade de Pena Preta e acionaram os órgãos competentes. O resgate foi realizado durante a Operação Sentinela Verde – Dezembro de 2025, que integra o programa Protetor dos Biomas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com atuação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
O chamado oficial foi feito pelo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da comunidade, identificado como Leonardo. Após a remoção do local, o corpo foi encaminhado ao polo do DSEI em Belém do Solimões, onde profissionais de saúde constataram que a causa da morte foi afogamento.
Segundo o relatório da ocorrência, não foram encontrados sinais de violência ou indícios de crime, tampouco há registro de suspeitos. Nenhum objeto foi apreendido e não houve prejuízo relacionado a atividades ilícitas.
Após os procedimentos iniciais, o corpo de Isaquison foi trasladado pelo DSEI para a Comunidade Indígena de Umariaçu, também em Tabatinga, onde moram seus familiares. No local, serão realizados os rituais fúnebres conforme as tradições do povo Tikuna.
A Polícia Militar do Amazonas informou que o caso foi acompanhado dentro das ações de presença institucional da Operação Sentinela Verde, que tem como foco a proteção ambiental e territorial, além do apoio às comunidades tradicionais da Amazônia.
Foto: Divulgação / PMAM







