PSG vence Flamengo nos pênaltis e se torna campeão mundial pela primeira vez

O PSG venceu o Flamengo nos pênaltis por 3×1 e se sagrou campeão mundial pela primeira vez na história. A equipe francesa contou com o brilho do goleiro Savonov, que defendeu quatro cobranças rubro-negras. A taça do Torneio Intercontinental de Clubes foi conquistada na tarde desta quarta-feira (17) no Estádio Ahmad Bin Ali, em Doha, no Catar. No tempo normal, o jogo acabou em 1×1, com gols marcados por Kvaratskhelia, aos 38 do primeiro tempo, e por Jorginho, de pênalti, aos 16 do segundo tempo.

A partida foi marcada por muitos lances de ataque, tanto de Flamengo, que não se retraiu diante do favoritismo dos atuais campeões europeus, quanto do PSG, que impôs o estilo de jogo conhecido do técnico Luis Enrique. É verdade que o time francês não começou com algumas peças importantes do elenco, como Hakimi, lesionado, e Dembelé, que voltou de lesão e entrou apenas nos minutos finais do segundo tempo.

Porém, isso não atrapalhou o belo jogo de futebol, com as duas equipes buscando o gol a todo o momento. Quem saiu na frente do placar foi o PSG, com o georgiano Kvaratskhelia, após passe de Doué e falha do goleiro Rossi. A partida não mudou muito após a rede flamenguista balançar, com as equipes se mantendo no ataque, com momentos rápidos de pressão. Já no segundo tempo, Arrascaeta foi derrubado por Marquinhos, brasileiro capitão do PSG, dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Jorginho, com enorme tranquilidade, bateu e marcou o gol.

No restante da segunda etapa, os times trocavam ataques e a chance mais clara foi do PSG. Marquinhos teve a chance de se redimir, mas, sozinho dentro da área, não aproveitou o cruzamento rasteiro de Dembelé e bateu por cima da trave. Na prorrogação, os jogadores estavam visivelmente cansados e ninguém teve forças para alterar o placar e a decisão mundial foi para os pênaltis.

Pênaltis
A disputa começou com o Flamengo marcando o primeiro gol, com batida firme de De La Cruz. Vitinha, terceiro melhor do mundo, segundo a France Football, também fez. A partir daí, começou o show do goleiro Savonov, de 26 anos. O russo defendeu as cobranças de Saul, Pedro, Leo Pereira e Luiz Araújo, sendo fundamental para o primeiro título mundial da história de um time francês. Pelo lado do PSG, Dembelé, melhor jogador do mundo pela FIFA e pela France Football, isolou a segunda cobrança. Nuno Mendes fez e Barcola perdeu, o que foi suficiente para o PSG diante da ineficiência do Flamengo, que foi vice-campeão pela segunda vez.