Manaus anuncia criação do bairro Colônia Japonesa em homenagem aos 130 anos do Tratado Brasil-Japão

Celebrando 130 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão, foi anunciado, na última quarta-feira (5), a criação do bairro Colônia Japonesa na cidade de Manaus. O anúncio contou com a presença do Yuichi Miyagawa, cônsul-geral do Japão em Manaus, e representantes da comunidade japonesa.

Para o cônsul-geral do Japão, a criação do bairro japonês, coincidindo com a data assinatura do tratado de amizade e cooperação entre Brasil e Japão, é significativa e de suma importância, tendo em vista, principalmente, a contribuição da comunidade japonesa no Amazonas.

Amazonas.

“Trata-se de uma realização que representa o antigo sonho da comunidade nipo-brasileira e a concretização de um ideal cultivado ao longo de muitas gerações. Este momento é também uma homenagem aos nossos antepassados que, com esforço e dedicação, construíram uma história de trabalho, solidariedade e respeito mútuo nesta terra”, destacou o cônsul-geral do Japão.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, o planejamento para a criação do bairro nipo-brasileiro em Manaus iniciou há cerca de cinco meses, quando representantes da comunidade japonesa solicitaram a reivindicação durante um encontro.

“A relação do Amazonas com o Japão é muito forte. O ciclo da juta, por exemplo, no Baixo Amazonas teve um impacto econômico muito grande. Entendemos que este é um ato importante para o reconhecimento econômico, social, cultural e urbanístico do povo japonês na relação com a cidade de Manaus”, destacou o diretor-presidente do Implurb.

Com a criação do bairro japonês, o cônsul-geral do Japão em Manaus prevê a implementação de futuros projetos e investimentos na capital do estado.

“Já se fundam novos projetos para o futuro, como a construção da Praça do Japão e a realização de diversos eventos culturais em preparação para duas datas: o centésimo vigésimo aniversário da imigração japonesa ao Brasil em 2028 e o centésimo aniversário da imigração japonesa à Amazônia em 2029”, anunciou Yuchi Miyagawa.

O anúncio da criação do bairro japonês aconteceu durante a 98° Sessão Ordinária da 19° Legislatura da Câmara Municipal de Manaus.

Comemorações

Declarado como o “Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão”, na noite desta quarta-feira (5) a ponte jornalista Phelippe Daou será iluminada com as cores das bandeiras brasileira e japonesa, simbolizando a amizade e a cooperação entre as duas nações.

“O Conselho de Japão em Manaus continua apoiando ativamente essas iniciativas com o objetivo de fortalecer ainda mais os laços entre o Japão e a cidade de Manaus, contribuindo para o desenvolvimento e prosperidade desta cidade que tão acolheu a comunidade japonesa”, terminou o cônsul-geral do Japão.