Ação policial nos complexos do Alemão e da Penha termina com 24 mortos e dezenas de prisões

Rio de Janeiro (RJ) – Uma ação das forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte, resultou nesta terça-feira (28) na morte de 24 pessoas, incluindo quatro policiais, e na prisão de 81 suspeitos de ligação com o Comando Vermelho (CV). Traficantes reagiram com barricadas em chamas e troca intensa de tiros.

A operação, parte da chamada Operação Contenção, mobilizou cerca de 2.500 agentes para cumprir 100 mandados de prisão. Entre os mortos estão dois policiais civis e dois policiais militares, além de 20 suspeitos de tráfico. A ação também deixou três pessoas inocentes feridas, atingidas por balas perdidas.

Entre os presos estão Thiago do Nascimento Mendes, o Belão do Quitungo, apontado como líder do CV na região, e Nicolas Fernandes Soares, suposto operador financeiro de um dos chefes do grupo. A polícia apreendeu 31 fuzis, duas pistolas e nove motocicletas.

O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, afirmou que a operação foi planejada pelo estado sem apoio federal. “São cerca de 280 mil pessoas afetadas em 9 milhões de metros quadrados de território controlado pelo crime. A ação é necessária e vai continuar”, disse.

Em consequência da operação, escolas e postos de saúde nos complexos permanecem fechados, e a Polícia Militar intensificou o patrulhamento em toda a cidade.

Foto: Divulgação