Polícia Civil desarticula organização criminosa e prende quatro em operação contra tráfico de drogas em Caapiranga

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou, na terça-feira (7), a Operação Cará de Ferro, que resultou na prisão de quatro integrantes de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas em Caapiranga, município a 134 quilômetros de Manaus. A ação também incluiu o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão.

Durante a operação, foram apreendidos drogas como maconha skunk, oxi e cocaína, uma pistola calibre 9mm de origem turca, mais de R$ 6 mil em espécie, balanças de precisão, aparelhos celulares e dois veículos pertencentes ao líder do grupo criminoso.

Em coletiva de imprensa, o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), informou que os presos incluem uma mulher responsável pelo núcleo logístico da organização, enquanto os demais fazem parte do núcleo armado do grupo. “Foi uma operação bem-sucedida, resultado de uma investigação detalhada da Polícia Civil. A apreensão da pistola turca chamou atenção, pois não havia sido identificada em operações anteriores”, afirmou o delegado.

Segundo Mavignier, esta é a primeira fase da operação, e novas ações serão realizadas para capturar outros integrantes e reduzir a atuação do tráfico na cidade. A droga apreendida teria origem em Manaus, passando por Manacapuru até chegar a Caapiranga, abastecendo o comércio local.

O delegado Claudenor Medeiros destacou que a operação representa um avanço importante para a segurança pública do município, desarticulando lideranças que vinham causando medo e insegurança à população. Dois dos detidos já haviam sido presos anteriormente pelo crime de tráfico de drogas.

Todos os presos foram conduzidos à unidade policial, passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil ainda busca Edivaldo Lima Costa, conhecido como “Straik”, integrante do grupo criminoso que está foragido. A população pode fornecer informações pelos números 197, (92) 3667-7575 (PC-AM) e 181 (SSP-AM), com garantia de sigilo da identidade do denunciante.

Fotos: Divulgação PC