
O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou nesta quarta-feira (8) do baile “Bolero Noite Dançante”, evento voltado para a população idosa que reuniu mais de mil participantes do programa EnvelheSer 60+, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus. Durante a atividade, que celebrou o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, o governador destacou os avanços das políticas públicas voltadas para esse público.

Segundo Wilson Lima, o governo tem buscado ampliar oportunidades e oferecer atenção integral às pessoas idosas, incluindo cursos de qualificação, empreendedorismo e atendimentos na área de saúde. “Temos trabalhado para dar atenção integral para essas pessoas, que ainda podem produzir muito”, afirmou.
O evento contou com música ao vivo, concurso de bolero, escolha dos melhores casais e entrega de troféus e prêmios individuais. Para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes, equipes de enfermagem e fisioterapia estiveram presentes, oferecendo atendimento em saúde, aferição de pressão e primeiros-socorros. Profissionais de dança, educação física, psicologia e serviço social acompanharam os idosos durante toda a atividade.

Entre as autoridades presentes estavam os vereadores Diego Afonso e Professora Jacqueline e a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa. Os participantes também destacaram a importância da iniciativa. Maria das Graças Brasil, de 60 anos, do Grupo Vida Mais, do bairro Monte Sinai, afirmou que o baile é uma oportunidade de socialização, diversão e manutenção da saúde.
O Governo do Amazonas tem fortalecido políticas de valorização da pessoa idosa com diferentes iniciativas. O programa EnvelheSer 60+ já atua em nove projetos em Manaus e no interior, enquanto os Centros Integrados de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI) registraram mais de 10 mil atendimentos em dois anos. Mais de 300 idosos foram beneficiados com R$ 1,7 milhão em microcrédito, incentivando o empreendedorismo nessa faixa etária.

Entre as recentes conquistas estão a Casa de Passagem para Pessoas Idosas em Situação de Risco, inaugurada em agosto, que oferece acolhimento temporário com hospedagem, alimentação e acompanhamento multiprofissional, e a reforma do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Paulo Lima, entregue em junho, que passou a contar com Telessaúde e capacidade para até dois mil atendimentos mensais. A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FunATI) também ampliou cursos de formação, incluindo a cozinha-escola implantada em parceria com o Consulado do Japão.
Foto: Secom
