
Uma mulher de 26 anos, identificada como Maria Eduarda Amatoso, foi presa em flagrante na tarde desta terça-feira (30), suspeita de tentar aplicar um golpe de estelionato contra um idoso de 67 anos, no bairro São Geraldo, zona Centro-Oeste de Manaus. A ocorrência foi registrada por volta das 14h10, na Alameda Pico das Águas.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima, Arlindo Rodrigues de Melo, informou que conheceu a suspeita no dia 25 de setembro, quando ela entrou em contato por telefone dizendo trabalhar em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A mulher teria se oferecido para realizar um cadastro social na residência do idoso.
No dia 29 de setembro, Maria Eduarda foi até a casa de Arlindo e coletou dados pessoais, além de fotografar documentos e o rosto da vítima. Pouco depois, o idoso acessou o sistema Gov.br e identificou uma tentativa de empréstimo em seu nome no valor de 96 parcelas de R$ 974, junto ao INSS, no mesmo dia e horário em que a suspeita esteve em sua residência.
O idoso entrou em contato com o banco no dia seguinte e conseguiu cancelar a operação. No entanto, na terça-feira (30), Maria Eduarda retornou à casa da vítima alegando que precisava refazer o cadastro. Desconfiado, o idoso acionou a Polícia Militar.
A suspeita foi conduzida ao 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi autuada pelos crimes de estelionato tentado (artigo 171 do Código Penal), falsa identidade (artigo 307) e falsidade ideológica (artigo 299). Segundo a polícia, não houve necessidade de uso de algemas.
Com a mulher, foram apreendidos um celular Motorola azul, um iPhone 13 verde e um carregador portátil preto.
A Polícia Civil orienta que denúncias sobre casos semelhantes sejam feitas pelos números (92) 98842-1784, (92) 3667-7575 ou pelo 197.
Foto: Divulgação