Polícia Civil prende três suspeitos em operação contra golpes com uso de inteligência artificial

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) anunciou, nesta quinta-feira (11), o resultado da Operação Holograma, que resultou na prisão de três pessoas apontadas como integrantes de uma organização criminosa especializada em fraudes com o uso de inteligência artificial. O grupo é acusado de aplicar golpes milionários por meio de clonagem de biometria facial, técnica conhecida como “plástica digital”.

De acordo com a investigação conduzida pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), este é o primeiro caso registrado no Amazonas envolvendo a prática de deepfake para falsificação de identidade.

As prisões foram realizadas em três estados, com apoio de forças policiais de outras regiões. Em Ribeirão Preto (SP), participaram as equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil de São Paulo (PC-SP). A ação também contou com o suporte da Delegacia Regional da Polícia Civil de Uberlândia (MG).

Veja o vídeo:

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *