Polícia Federal desarticula esquema de tráfico internacional de drogas em operação em Manaus

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a Operação Venenum Transit, para desarticular um grupo criminoso responsável por tráfico internacional de drogas com destino ao mercado europeu. O esquema utilizava transportadores humanos que ingeriam cápsulas com cocaína para atravessar fronteiras aéreas, incluindo o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

De acordo com a PF, três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, foram cumpridos em Manaus (AM). Os alvos são um homem e duas mulheres suspeitos de aliciar pessoas para realizar o transporte da droga.

As investigações tiveram início em novembro de 2024, após a prisão de uma jovem que tentava embarcar para Paris, na França, transportando cerca de um quilo de cocaína em cápsulas ingeridas. Durante a fiscalização da Operação Portão Oito, a passageira passou mal e precisou de atendimento médico emergencial antes de ser detida.

Segundo a PF, os investigados presos nesta fase da operação atuavam no recrutamento e na logística de envio da droga, colocando em risco a vida dos chamados “mulas”, que ingeriam quantidades elevadas da substância. Há indícios de participação de uma facção criminosa no fornecimento, financiamento e controle logístico do tráfico.

Os presos vão responder, de acordo com as investigações, por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental, crimes que, juntos, podem somar penas superiores a 35 anos de prisão.

O nome da operação, em latim, significa “veneno passageiro”, em referência à forma de transporte utilizada pelo grupo criminoso.

Foto: Divulgação