
MANAUS | Em visita neste domingo, 8/6, ao mirante Lúcia Almeida, na avenida 7 de Setembro, Centro, o prefeito de Manaus, David Almeida, relembrou os impactos da cheia histórica de 2021, quando o local ainda abrigava o abandonado prédio da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), e destacou a nova realidade da área: um espaço requalificado, acessível e transformado em ponto turístico, que hoje permite à população contemplar de forma segura e digna o fenômeno natural da subida do rio Negro.
“Em 2021, eu estive aqui e vi a água avançando pelas calçadas, atingindo diretamente o prédio deteriorado e fechado. Hoje, o que temos é um ambiente vivo, integrado à cidade, pronto para receber as pessoas e fortalecer o centro histórico de Manaus”, afirmou o prefeito, enquanto mostrava a atual cota do rio, que já passa de 28 metros e 70 centímetros.
Com uma vista privilegiada para o rio Negro e acesso direto pela avenida 7 de Setembro, o mirante Lúcia Almeida representa um marco da transformação urbana em Manaus. Executada pelo programa “Nosso Centro”, a obra devolveu à cidade um espaço antes esquecido, ampliando o fluxo de visitantes, gerando oportunidades para pequenos empreendedores e ativando o comércio da região.
Além do mirante, o local abriga o Pier Manaus 355, com atrações como o navio-patrulha da Marinha, em exposição aberta ao público. “É uma excelente pedida para o domingo: vir ao centro, visitar o mirante, conhecer o navio e desfrutar da beleza da nossa cidade. Este é o resultado de um trabalho de resgate do centro que estamos realizando com muito empenho”, reforçou David Almeida.